Desde criança, sempre tive apelidos carinhosos. Minha mãe me chamava de meu amor, meu pai de príncipe. Eu gostava de todos, mas nenhum deles se comparava a ser chamado de vovô.

Esse nome carrega um significado muito especial para mim, pois foi dado por uma pessoa que é muito importante em minha vida: minha neta. Ela tinha apenas três anos na época em que me chamou assim pela primeira vez.

Eu fiquei emocionado quando a ouvi, pois não era algo que eu esperava. Afinal, eu não era um avô de verdade, ainda que tivesse idade para ser. Mas ver aqueles olhinhos brilhando de alegria ao me chamar de vovô, fez meu coração se encher de felicidade.

A partir daquele dia, o apelido pegou e se espalhou para toda a família. Meus filhos, sobrinhos e até os amigos da minha neta passaram a me chamar assim. Nunca me incomodei, pelo contrário, gostava disso.

O fato é que ser chamado de vovô é mais do que um simples apelido de família. É uma forma de carinho e afeto, é como se eu fosse um protetor, um conselheiro, um amigo para os mais jovens.

E isso é algo que me deixa muito contente, pois sempre quis ser uma pessoa que os outros se sentissem à vontade para conversar, pedir conselhos e se apoiar nos momentos difíceis. Com o apelido de vovô, sinto que consegui essa missão.

Acho que isso também acontece com outras pessoas que são chamadas de vovô ou vovó, não necessariamente por terem netos biológicos. Afinal, o que importa é o sentimento de família, de acolhimento, de calor humano que é transmitido por esse nome.

Por isso, mesmo que você não tenha netos ou netas, se alguém te chamar assim, sinta-se honrado. O nome de vovô ou vovó é um sinal de amor, respeito e admiração.

Eu já fui chamado de muitos nomes ao longo da minha vida, alguns bons, outros nem tanto. Mas nenhum deles se compara ao carinho que sinto quando alguém me chama de vovô. É uma palavra curta, simples, mas que carrega um amor imenso.

E se você ainda não tem um apelido de família, sugiro que adote um. Pode ser vovô, vovó, tio, tia, avô, avó... Não importa. O importante é ter um nome que simbolize o amor e o carinho que você tem pelas pessoas que te cercam.

Enfim, quando minha neta me chamou de vovô pela primeira vez, senti que era o apelido que sempre quis ter. E jamais vou esquecer desse momento tão especial em minha vida.

E você, já tem um apelido de família? Como se sente ao ser chamado assim? Conte para mim nos comentários.